web analytics

Mafra integra “Aqua LX 2015”

A Proteção Civil de Mafra está a participar no exercício “Aqua LX 2015”, organizado pelo Comando Distrital de Operações de Socorro de Lisboa.

 

É um simulacro que tem como cenário um episódio de condições meteorológicas adversas que afetam os 16 municípios do Distrito de Lisboa.

 

Pretende “testar os procedimentos previstos no Plano Distrital de Emergência e avaliar as ações de ativação e funcionamento da proteção civil na ocorrência de incidentes graves”, lê-se num comunicado da Cãmara Municipal de Mafra.

 

O cenário criado” é fictício, mas foi baseado nos eventos reais de precipitação intensa nos anos de 1967 e 1983, no episódio da ciclogénese explosiva de dezembro de 2009 e no galgamento e inundação em zonas costeiras ocorridas em janeiro de 2014”.

 

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Mafra “desempenha um papel preponderante no desenvolvimento deste exercício, não só por garantir a coordenação de socorro e apoio às operações no escalão municipal, mas também por possuir competências e meios logísticos para sustentar e apoiar o Posto de Comando Distrital, nomeadamente o heliporto municipal”.

 

O exercício começou na segunda-feira e termina esta quinta-feira.

 


3 de Dezembro de 2015
Esta entrada foi publicada em Notícias, Notícias Locais com as tags , . ligação permanente.



Deixe o seu comentário





Publicidade